Porto.

O que torna o Porto diferente?

É a cidade que deu o nome a Portugal, desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se chamava Portus Cale, tornando-se mais tarde a capital do Condado Portucalense, a partir do qual se formou Portugal. É ainda hoje uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho, pelas suas pontes, pela arquitetura contemporânea e antiga que, juntamente com um centro histórico, justificam em absoluto a sua classificação como Património Mundial da UNESCO. Por último, não esqueçamos a qualidade dos seus restaurantes e da sua gastronomia, com muitos pratos portugueses emblemáticos originando aqui.

Curiosidades acerca do Porto!

O Porto é uma cidade repleta de história e mistério, será que você conhece alguns destes factos que até os habitantes locais desconhecem?

Património Mundial

O centro histórico do Porto é Património Mundial da Unesco desde 1996. É descrito como um "lugar de grande valor estético" e, sendo uma parte ativa da cidade, foi dado "um valor universal excecional" e assim foi reconhecida a distinção.

Coração Nobre

O Rei D. Pedro IV doou o seu coração à cidade do Porto.

D. Pedro IV, para demonstrar a sua valorização e gratidão à cidade pelos sacrifícios feitos pelo povo durante a época do Cerco do Porto, deixou no seu testamento que o seu coração seria doado à cidade do Porto. Encontra-se neste momento preservado na Igreja da Lapa.

Pioneiros

A primeira tentativa de implementação de uma república foi no Porto.

É por essa razão que temos a famosa rua de 31 de Janeiro. Foi neste dia no ano de 1891 que foi feita a tentativa de implementação de uma república em Portugal.

Mundo dos azulejos

Os azulejos portugueses podem ser vistos e apreciados em quase todas as ruas do Porto, porém há um sítio em particular que é prominente e deve ser visitado.

A Igreja de Santo Ildefonso, que tem cerca de 11.000 azulejos na fachada e nas torres sineiras. 

Tripeiros

O povo do Porto é conhecido com os "tripeiros".

Reza a lenda que o Infante D.Henrique (nascido no Porto) preparou uma frota no rio Douro para partir na conquista de Ceuta.

Durante este período, o povo do Porto, incansável e prestável, doou comida para os navios, ficando só com as "sobras" conhecidas como "tripas". A partir dai ficaram conhecidos como "tripeiros". 

Uma caminhada pelo parque?

O Parque da Cidade do Porto, com mais de 80 hectares, é o maior parque urbano do país e o único na Europa com uma zona ribeirinha.